Missão da CNC reforça relações do Brasil com Portugal

Crédito: Simone Guimarães

Missão empresarial coordenada pela CNC firmou acordos em Portugal

Adicionar aos meus Itens

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) participou na segunda-feira (13/11) da II Conferência de Lisboa sobre o Acordo União Europeia – Mercosul. O evento tratou de acordo de livre-comércio, serviços e turismo e oportunidades de negócios para o Brasil na Europa. Coordenador da missão brasileira de empresários e técnicos que participou do evento, o vice-presidente e presidente da Fecomércio-AM, José Roberto Tadros, ressaltou a importância do papel que a Confederação exerce no desenvolvimento dos negócios no Brasil.

Destacou ainda a representatividade da CNC, porta-voz de quase cinco milhões de empresas do setor terciário que respondem por cerca de 25% do Produto Interno Brasileiro (PIB – soma das riquezas produzidas dentro do País). Tadros comentou que a dificuldade observada pelos portugueses para realizar negócios ocorre devido à elevada carga tributária e à desproporcional distribuição de renda.

O também vice-presidente da CNC deputado federal Laércio Oliveira (SD-SE) também falou no evento, explicando que “a economia do Brasil volta a se recuperar e que, cada vez mais, o País será um bom lugar para investir”. Ele também se referiu à Operação Lava Jato, que investiga denúncias de corrupção em vários segmentos, explicando que a Justiça está fazendo o seu papel “para que a política no Brasil seja mais correta”. O parlamentar afirmou ainda que, “apesar dos tempos turbulentos que o País vive, os resultados positivos desse processo proporcionarão um futuro melhor para o Brasil”.

A CNC participou do evento a convite da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB). A conferência foi realizada em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, no Auditório Cardeal Medeiros, na universidade.

Acordo

Após a conferência, a missão brasileira participou de um encontro com o presidente da CIP, Antônio Saraiva, para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica CNC-CIP. Segundo a economista Ízis Janote, o acordo tem o objetivo de aproximar as duas entidades, visando à troca de informações, experiências, suporte estatístico e apoio mútuo na recepção de delegações de empresários portugueses, e para que possam ser levados outros empresários interessados em fazer negócio com Portugal.

Turismo

No encontro, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Francisco Nabo, questionou “por que o Brasil, com imenso potencial natural e cultural, só recebe seis milhões de turistas, enquanto em Portugal esse número chega a 20 milhões. O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC, Alexandre Sampaio, explicou que se deve à falta de prioridade orçamentária do governo federal para o turismo.

O executivo informou, contudo, que existem aspectos em que estão sendo realizadas várias ações para melhorar o ambiente de negócios no segmento. Ele citou a flexibilização dos vistos, a criação de vistos eletrônicos, a modernização da Lei Geral do Turismo, a abertura de 100% do capital estrangeiro para as empresas aéreas e a criação das zonas de exportação turística, nas costas brasileiras, a fim de atrair investidores para instalar resorts. Sampaio destacou ainda a necessidade de incentivo às operadoras na Europa de promover o destino Brasil.

Fonte: CNC