LOJAS ABRIRÃO COM 2 HORAS A MAIS DE 21 A 24 DE DEZEMBRO Featured

28 Novembro 2017 Written by

Resultado de imagem para lojas no natal

Nonato Paz

Patrões e Empregados do varejo do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí chegaram a um acordo sobre o funcionamento das lojas no período de um ano. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí-FECOMÉRCIO - PI que fechou acordo com a Federação dos Trabalhadores concordaram que a Convenção Coletiva de Trabalho tenha vigência de 1º de junho de 2017 a 31 de maio de 2018. Seguiram o mesmo período o Sindicato Atacadista do Estado do Piauí (SINCAPI ), Sindicato Atacadista de Gênero Alimentício do Estado do Piauí, SINDILOJAS, Sindicato Varejista do Estado, Sindicato Varejista de Teresina, Sindicato de Carnes Frescas do Estado. Já o Sindicato de Gênero Alimentício de Picos fechou com o Sindicato dos Trabalhadores de Picos um acordo para viger em 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017. As lojas de Campo Maior e Floriano que seguirão as Convenções dos sindicatos Patronais e Laborais de lá, a vigência é de 1º de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2018.

Os pisos salariais variaram de R$ 985,00 para as empresas de cidades de baixa população a R$ 1.076,84 para supermercados. O reajuste para quem ganha acima do salário mínimo variou de 3% a 4%. Foi bom para ambos os lados, tendo em vista que o salário mínimo a partir de janeiro vai ficar abaixo do menor piso e o reajuste acima da inflação dos últimos 12 meses.

Acredita-se que houve ganho para todos, um equilíbrio de forças. Nestas Convenções Coletivas de Trabalho os custos são elevados para os Sindicatos dos dois lados.  Advogados, comerciantes e presidentes de sindicatos de ambas as partes se deslocam de uma cidade para outra no intuito de brigar pelos seus interesses. O presidente da FECOMÉRCIO Valdeci Cavalcante falou da importância dos comerciantes de oferecer condições de trabalho dignas para os empregados e o valor que o comércio varejista tem na cidade.

Ficou estabelecido, também que  no período natalino de 2017 as empresas abrangidas por estas convenções poderão prorrogar seus horários de trabalho em até 2 horas extras nos dias 21 e 22 de dezembro. No dia 23 (sábado ) o comércio abrirá suas portas até as 18 horas e domingo dia 24,funcionará  até as 14 horas.

Mesmo que a Reforma Trabalhista tenha tirado receita relevante dos Sindicatos, os presidentes destas entidades continuam trabalhando com a mesma intensidade para não deixar cair o nível, apontou o senhor Antônio Leite de Carvalho, presidente do Sindicato de Carnes Frescas do Estado do Piaui. Deste modo, acredita-se que os empresários não deixarão os sindicatos ficarem sem condições financeiras para bancar não só as despesas de Convenções Coletivas, mas outros custos para manter vivas as entidades que lutam por todos os interesses das empresas do comércio.

Nonato Paz é assessor econômico da FECOMERCIO.