MATERIAL ESCOLAR E IMPOSTOS ELEVARAM O ÍNDICE DE INTENÇÃO DE COMPRAS Featured

24 Janeiro 2018 Written by

Resultado de imagem para material escolar

Em Janeiro de 2018 a FECOMERCIO-PI realizou a Pesquisa sobre a INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS (ICF ) DE TERESINA, em parceria com a Confederação  Nacional  do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. É um indicador antecedente de Consumo, à partir do ponto de vista do Consumidor que mensalmente dá  seu depoimento.

Este levantamento é revelado em pontos. Acima de 100 indo até 200 pontos mostra otimismo e abaixo de 100 caracteriza pessimismo. Embora as Vendas de Dezembro/17 tenham sido boas, mesmo assim, o ICF de janeiro atingiu um aumento de 0,57% na comparação com ele, passando de 105,7 para 106,3 pontos e  comparando com o mesmo mês  do ano passado houve um  crescimento  de 3,20%, quando este indicador atingiu o patamar de 103 pontos.

O Consumidor em potencial é aquele que tem renda ou crédito para comprar e, por este motivo a Pesquisa ICF é dividida em sete itens que tem tudo a ver com o Consumo: Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda, Acesso ao Crédito, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e Momentos para  Duráveis.

ICF – Intenção de Consumo das Famílias de Teresina

familia

Fonte: CNC

Elaboração: Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento – IFPD-PI

Emprego e Renda.

Com relação ao componente Emprego, 32,2% dos entrevistados sustentaram que estão mais seguros nos seus empregos enquanto que no mês passado este indicador era de 30,9%. Apenas 11,6% disseram que têm medo de que venham ficar sem ele, neste mês de janeiro. Além disso, 19,1% declararam que a situação é a mesma que do ano passado.

Para 41,9% dos entrevistados a Renda Familiar melhorou em comparação com o mesmo período do ano passado e o Índice de Otimismo passou para 123,9 pontos, ficando melhor do que a situação do mês anterior ( 121,2 pontos). Para as Famílias que faturam acima de 10 salários mínimos o otimismo passou para 166,2 pontos, superando o da pesquisa do mês anterior de 161,8 pontos.

Compras a Prazo ( Acesso ao Crédito )

O Índice de Confiança referente a Acesso ao Crédito no mês de Janeiro para as famílias da Capital do Piauí ficou em  100,8 pontos  e se comparado ao mês anterior  houve variação de -0,2%. O acesso ao crédito teve uma trajetória de queda desde abril até setembro de 2017, passando por uma ligeira melhora em outubro, até chegar novembro com 99,7 pontos, bem próximo da linha de otimismo. Em dezembro em função da baixa inflação e do pagamento do 13º salário e um pouco de promoções de fim de ano chega-se num indicador na faixa de otimismo ( 101) pontos.

Como a avaliação deste componente é realizada levando em consideração a classe social do entrevistado, percebe-se que o maior percentual de otimismo está no grupo  que fatura acima de 10 salários mínimos ( 152,9 pontos ).  Tudo isto porque os produtos que mais necessitam de crédito são os de maior valor tipo automóveis, fogão, geladeira e outros.

Nível  de Consumo Atual

O componente que mede o Nível de Consumo Atual revela que 34,5% das famílias teresinenses estão propensas a Consumir mais do que o mesmo período do ano passado, enquanto que 31,7%  avaliaram  que o Consumo foi menor, neste mês. O mês de dezembro de 2017 foi  um mês difícil de comparação por causa das boas vendas, porém janeiro obteve um ligeiro aumento em virtude das vendas de material escolar, matrículas de alunos e impostos. O otimismo foi de 102,8 pontos.

Já as perspectivas de Consumo para os próximos 6 meses, o otimismo foi de 102,8 pontos e  47,2% das Famílias declararam que o Consumo vai ser maior do que o mesmo período de 2017. Além disso, este indicador teve uma variação de 2,68% na comparação com a pesquisa do mês passado onde o otimismo de dezembro era de 115,7 pontos.

Momento para Duráveis

A Intenção de se adquirir Bens Duráveis tipo geladeira, freezer, TV, fogão, automóveis e outros continua na zona de pessimismo alcançando um índice de 85,9 pontos. Mesmo assim ainda obteve um aumento de 3,25% na passagem de dezembro para janeiro. Em fevereiro de 2015  foi o último mês em que este índice alcançou resultado de otimismo quando atingiu 110,1 pontos.  Os Comerciantes que revendem estes tipos de produtos devem ficar mais cautelosos no momento de refazer os seus estoques pois  56,7% dos entrevistados declararam que este é um mau momento  para aquisição de bens duráveis e apenas  42,7% responderam que o momento é bom.

O Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Valdeci Cavalcante afirma que são dois fatores que entravam as vendas destes produtos: a dificuldade de Crédito e o Endividamento dos Consumidores, uma vez que são produtos de maior valor que mais precisam de recorrer a Bancos.