FECOMERCIO – MARÇO TEM A MENOR INADIMPLÊNCIA DESDE 2010 Featured

10 Abril 2018 Written by

Resultado de imagem para baixa inadimplencia

No mês de março de 2018, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Teresina (PEIC), realizada pela CNC - Confederação   Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo, em parceria com a FECOMERCIO-PI revela que mais da metade, ou seja, 50,2% das famílias da Capital do Piauí relataram possuir algum tipo de dívidas com cartão de crédito, carnês de lojas, crédito consignado, cheques pré, cheques especial, financiamento de casa e de carro , mantendo o mesmo indicador do mês anterior. Com relação ao mesmo mês do ano passado houve uma variação de –9,71%. Contudo, as famílias que faturam, mensalmente, acima de 10 salários mínimos 83,8% estão endividadas

Com maior poder de compras provocado pela baixa inflação, aliada a maior Confiança do Empresário do Comércio que procurou investir mais nas suas empresas, bem como a baixa taxa de juros de mercado foram os motivos para levar as famílias a comprar mais a vista.

.A proporção das famílias que se declararam muito endividadas alcançou o índice de 7,0% e a fatia que considerou pouco endividadas ficou em 19,8%. Outras 23,4% declararam na pesquisa estar mais ou menos endividadas.

A parcela das famílias com contas em atraso foi de 12,4% dos endividados, levemente inferior ao índice de 12,8% encontrado na pesquisa do mês anterior. Destas dívidas de março, 68,1% acreditam que conseguirão paga-las total ou parcialmente no mês seguinte.

Os principais instrumentos de crédito mais utilizados pelas famílias para contrair dívidas foram os cartões de crédito com 81,3% e carnês de lojas ( citados por 16,9% dos entrevistados ), seguido por financiamento de casa ( 3,2% ) e financiamento de carro (3,1% ), crédito pessoal( 1,2% ) e crédito consignado ( 0,8% ). Pelos resultados das pesquisas anteriores constata-se que as famílias, aos poucos, estão aderindo mais a participação ao cartão nas dívidas.

Com relação ao tempo destinado a quitar as dívidas atrasadas, 29,5% declararam que poderão realizar o pagamento em até 30 dias, entretanto, 47,7% disseram que têm condição de quitá-las, mas num prazo acima de 90 dias.. O tempo médio de atraso foi estimado em 61 dias e o tempo com dívidas foi de 6,9 meses.

Dentre as famílias teresinenses endividadas, 31,4% têm entre 11% e 50% de suas rendas comprometidas com dívidas no mês de março de 2018 e mais de 50% comprometeram 61,6% de seus rendimentos.

O percentual de famílias que declararam na Pesquisa não ter condições de pagar as contas ou dívidas em atraso ( os inadimplentes ) atingiu 3,9% do total de endividados, menor índice dos últimos oito anos. A série histórica que vai de abril de 2017 a março de 2018 mostra que os teresinenses não sentem dificuldades em saldar os seus compromissos. ( gráfico ).

inadiplencia

Fonte: CNC/ FECOMERCIO – PI