PESQUISA FECOMERCIO-PI REVELA – TERESINA OBTEVE O MENOR ENDIVIDAMENTO Featured

12 Novembro 2018 Written by

endividamento

No mês de Outubro de 2018, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor de Teresina (PEIC), realizada pela CNC - Confederação   Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo, em parceria com a FECOMERCIO-PI revela que menos da metade, ou seja, 48% das famílias da Capital do Piauí relataram possuir algum tipo de dívidas com cartão de crédito, carnês de lojas, crédito consignado, cheques pré, cheques especial, financiamento de casa e de carro. Na comparação com o mês anterior houve um recuo de 0,7 pontos percentuais, porém, com relação ao mesmo mês do ano passado houve um crescimento de 1,8 pontos percentuais.

familia

Fonte: CNC/ FECOMERCIO – PI

Elaboração: Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento - IFPD

Na metodologia da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí o endividamento significa as compras que os consumidores fazem a prazo no Comércio Varejista de Teresina. E neste caso, o maior poder de compras provocado pela baixa inflação e o FGTS liberado pelo governo foram os motivos para levar as famílias a comprar mais a vista ( 52% das famílias citadas relataram que compraram a vista no mês de outubro)

A proporção das famílias que se declararam muito endividadas alcançou o índice de 6,5% e a fatia que considerou pouco endividadas ficou em 19,4%. Outras 22% declararam na pesquisa estar mais ou menos endividadas.

Dentre os Endividados, 15,1% declararam estar com contas em atraso, índice levemente inferior ao índice de 15,3% encontrado na pesquisa do mês anterior. Destas dívidas de outubro, 72,6% acreditam que conseguirão paga-las total ou parcialmente no mês seguinte. Para o Presidente da FECOMERCIO-PI Valdeci Cavalcante pagar as contas em atraso deve ser prioridade para as famílias porque dívidas em atraso significa perda de crédito.

Os principais instrumentos de crédito mais utilizados pelas famílias para contrair dívidas foram os cartões de crédito com 82,1% e carnês de lojas (citados por 20,0% dos entrevistados), seguido por financiamento de casa ( 2,3% ), financiamento de carro e crédito pessoal com 1,1% e outras dívidas com 5,0% Pelos resultados das pesquisas anteriores constata-se que as famílias, aos poucos, estão aderindo mais a participação ao cartão nas dívidas.

Com relação ao tempo destinado a quitar as dívidas atrasadas, 43,7% declararam que poderão realizar o pagamento em até 30 dias, entretanto, 31,5% disseram que têm condição de quitá-las, mas num prazo acima de 90 dias.. O tempo médio de atraso foi estimado em 49,8 dias. Desta forma, pode-se garantir que as maiores dívidas são de curto prazo.

A parcela média das rendas das famílias comprometidas com pagamento de dívidas foi citado por 41,7% dos consultados da pesquisa. Dentre as famílias teresinenses endividadas, 31,5% disseram que têm entre 11% e 50% da Renda mensal comprometida com débito, entretanto, 61,6% afirmaram ter mais de 50% dos ganhos vinculados a dívidas.

O percentual de famílias que declararam na Pesquisa não ter condições de pagar as contas ou dívidas em atraso ( os inadimplentes ) atingiu 4,1% do total de endividados, menor índice desde maio deste ano, quando atingiu 4,0%. Segundo as Pesquisas realizadas em 2018 os teresinenses não vem sentindo dificuldades em saldar os seus compromissos.