CONSUMO DAS FAMÍLIAS É DE OTIMISMO MODERADO Featured

13 Dezembro 2018 Written by

Otimismo

Pesquisa sobre Intenção de Consumo das Famílias de Teresina – ICF, realizada em parceria entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí através do Instituto FECOÉRCIO-PI de Pesquisa e Desenvolvimento e a CNC ( Confederação Nacional do Comercio), registrou alta de 2,37% em novembro de 2018 com relação ao mesmo mês do ano passado. A pesquisa é revelada em pontos , cujo índice varia de 0 a 200, sendo 100 a zona de indiferença. As famílias com renda acima de 10 salários mínimos apresentam o índice de 152,9 pontos.

variações

Como a ICF é uma variável antecedente, ela tem como resultado a soma de 07 (sete) variáveis diretamente ligadas ao Comércio Varejista com o objetivo de medir a intenção de consumo para o mês de dezembro .

Em função das compras previstas para o natal e passagem de ano, porém, o consumidor organizou um pouco seu orçamento doméstico por causa da decepção do Black Friday, bem como o recebimento da primeira parcela do 13º salário O aumento de salário mínimo estar dando uma força a mais para quem prefere compras a prazo.

Para fazer um diagnóstico mais completo sobre as potencialidades do Consumidor com relação as pretensões de ir as compras a pesquisa foi dividida em 7 componentes: Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Compra a Prazo, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e Momentos para Duráveis. Apenas Compra a Prazo e Momentos para Duráveis apresentaram pessimismo, neste mês.

Sobre a situação do Emprego Atual. (manutenção do emprego ) As pessoas que estão empregadas são as que potencialmente tem condições de consumir. Este componente atingiu 123,4 pontos, praticamente a mesma pontuação de outubro ( 123,0 pontos) . Contudo, 30,9% dos entrevistados disseram que estão mais seguros nos seus empregos e 22,6% afirmaram que a situação de emprego está igual ao ano passado . Entretanto, 39,0% disseram que estão desempregados.

Perspectiva profissional. A carreira está apresentando boas expectativas com relação ao momento para consumir. Neste mês de novembro o índice Perspectiva Profissional alcançou 114,7 pontos, resultado superior a de outubro que atingiu 109,7 pontos.  A maior parte das famílias (56,7% ) considera positivo o cenário para os próximos seis meses.

Avaliação da Renda Atual. Para 83,3% dos entrevistados a Renda Atual melhorou ou ficou igual a do ano passado. Desta mesma forma, o otimismo passou de 126,3 pontos em outubro para 128,1 em novembro.

Compras a Prazo. Com relação ao componente crédito, 43,0% dos entrevistados disseram que o crédito para comprar a prazo está mais difícil do que o ano passado, porque os Bancos ficaram mais seletivos na concessão de empréstimos. Já quando a avaliação é feita levando em conta a classe social do entrevistado, percebe-se que o maior percentual de otimismo em relação ao ano passado está na classe que fatura acima de 10 salários mínimos (141,2 pontos).

O componente Consumo Atual apresentou um aumento de 3,75%% na comparação com o mês passado, passando de 106,6 para 110,6 pontos. O maior percentual das famílias ( 36,4%) declarou estar com o nível de consumo superior ao do ano passado, enquanto que 37,8% avaliou que o consumo foi nem melhorou nem piorou. O índice para quem tem renda superior a 10 salários mínimos ficou em 164,7 pontos.

Bens Duráveis. A Intenção de comprar Bens Duráveis ficou 0,56% acima de outubro. O índice de otimismo alcançou 107,8 pontos e para quem ganha até 10 salários mínimos o índice foi de 144,1 pontos. A razão principal para o consumidor de maior poder aquisitivo procurar os bens duráveis neste mês fundamenta-se no fato de saber que sempre nas festas de final de ano eles sempre procuram renovar os móveis de suas casas e adquirir um carro novo.