SALDO POSITIVO DE EMPREGOS NO PIAUI EM 2018 Featured

30 Janeiro 2019 Written by

gente1234

Levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego através do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostra que o em dezembro de 2018 o setor Comércio obteve um saldo positivo de 549 empregos formais no estado, resultado da diferença entre 2.182 contratações e 1.633 demissões. Esse montante foi muito mais satisfatório do que o do mesmo mês do ano anterior que alcançou um saldo líquido de 176 vagas ( 1746 menos 1570 ), representando uma variação de 0,63% sobre o estoque de empregos do mês anterior.

Enquanto a soma dos sete primeiros meses apresentou um saldo de – 589 vagas, o acumulado dos 5 últimos meses alcançou o saldo de 1.912 postos de trabalho. Neste sentido, o gráfico 1 revela o destaque do segundo semestre do ano passado, com resultados positivos na criação de empregos no setor comércio no Estado do Piaui..

gra1

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego.

Elaboração: Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisa e Desenvolvimento do Piauí.

O segmento de Comércio incluem as Empresas de bens não duráveis tipo alimentação; semi-duráveis que são os ramos de calçados e vestuários e duráveis como geladeira, fogão, TV, automóveis, eletrodomésticos e outros. Os registros do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED ) indicam no mercado formal de Trabalho, no setor de Comércio do Piauí, que houve um crescimento de 77,05% na última década, passando de um estoque de 49.218 de vínculos empregatícios em dezembro de 2008 para 87.142 no mesmo mês de 2018.

Dos principais municípios do Estado, a capital Teresina é a que mais se destaca e neste mês as contratações no comércio foram superiores ao número de pessoas dispensadas dos seus empregos, uma vez que a diferença entre o total de admitidos, no mês, menos os  demitidos foi de 343 pessoas com carteira assinada.

Houve demissão em massa nos setores da Indústria de Transformação e na Agropecuária no município de União. Na Indústria, foi registrado baixa de 524 postos de trabalho e apenas 4 contratações e na Agropecuária nenhuma admissão foi realizada e 211 demissões.

SERVIÇOS

As Empresas do ramo de Serviços (informáticas, bares e restaurantes, hotéis, bancos, auto escolas, guias turísticos, agências de viagens, despachantes, hospitais e outros ) visualizadas pelo gráfico 2, mostra um saldo de 705 postos de trabalho a mais no mês de dezembro no setor ( 2.927 vínculos de trabalho menos 2.222 desligamentos )

Analisando as estatísticas do CAGED, a FECOMERCIO mostra que o setor que mais abre vagas de empregos no Piauí está sendo o de Serviços, vez que nos últimos 12 meses contratou 39.488, acumulando um saldo de 3.926 vagas tendo em vista que no mesmo período houve baixa de 35.562.

O gráfico 2 revela que o mês de janeiro de 2018 interrompeu a sequência de saldos positivos que vinha desde setembro de 2017. Tudo isso em virtude do início da implantação da Reforma Trabalhista que deixou o Empresário do Comércio com muitas dúvidas.

Gráfico 2

gra2

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Elaboração: Instituto FECOMÉRCIO de Pesquisa e Desenvolvimento do Piauí

É importante mencionar também que as atividades ligadas a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí juntas representam mais de 2/3, ou seja 76,30% de todas as contratações com carteira assinada realizadas no Estado no mês de dezembro de 2018. O montante de 6.233 foi o total de vagas abertas no Estado, neste mês, porém 2.927 foram efetivadas pelo setor Serviços e 2.182 pelo segmento de Comércio.