Sesc, Senac e governo do DF firmam parceria para qualificar trabalhadores Featured

13 Março 2019 Written by

acordo 1

Sesc e Senac, instituições apoiadas pela Fecomércio-DF, e o governo do Distrito Federal assinaram, em 27/02, protocolo de intenções criando parceria para a oferta de serviços nas áreas de capacitação profissional, cultura, saúde e assistência, por meio de programas de gratuidade. A parceria é fruto de uma iniciativa do presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, para ampliar a representatividade do Sistema CNC/Sesc/Senac.

Na assinatura do protocolo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou que o termo marca o início de uma grande parceria entre o Executivo e o empresariado brasiliense. De acordo com Ibaneis, o convênio vai qualificar a mão de obra da cidade, além de dar assistência às famílias da capital do País por meio da estrutura do Sesc e do Senac no DF. “A missão dessa parceria é qualificar a nossa mão de obra. Para isso, preciso do empresário, pois o governo não faz nada sozinho”, disse.

O 1º vice-presidente da CNC e presidente do Conselho Regional do Sesc-DF, Francisco Valdeci Cavalcante, participou da cerimônia, representando o presidente da Confederação. Cavalcante ressaltou a origem e finalidade do Sesc e do Senac no Brasil. “Esse Sistema nasceu para dar assistência ao trabalhador do comércio e foi crescendo. Hoje, atende toda a população brasileira em mais de 2 mil cidades.” Valdeci também ressaltou o programa de aprendizagem do Senac e o programa Mesa Brasil do Sesc, que ajudam milhares de famílias brasileiras.

Novo relacionamento

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, disse que o protocolo marca o início de uma nova gestão e a forma de se relacionar com a sociedade brasiliense, com uma Federação do Comércio mais participativa. Maia também destacou que o governo precisa estar focado em criar condições para que as empresas consigam absorver a mão de obra.

“O governador Ibaneis já vem demonstrando a importância da geração de emprego e renda na cidade. Tanto que acaba de lançar o programa Destrava DF, para dar mais agilidade à liberação de empreendimentos. Para nós, esse é um importante sinal que o governo está disposto a unir esforços com o setor produtivo”, disse Francisco Maia.

Agradecimento

Maia também agradeceu ao presidente da CNC, José Roberto Tadros, ao 1º vice-presidente, Francisco Valdeci Cavalcante, e ao vice-presidente Administrativo, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, “que foram os grandes articuladores” do protocolo de intenções. “Esse trabalho é fundamental não apenas do ponto de vista da Fecomércio, mas do Sistema S como um todo, porque ele nos coloca em contato direto com os gestores capazes de levar nossos serviços à população”, concluiu Francisco Maia.