Dirigentes do Senac almoçam com ministro Sérgio Moro

13 Março 2019 Written by
Dirigentes do Senac almoçam com ministro Sérgio Moro no restaurante-escola

Crédito: Divulgação

Dirigentes do Senac almoçam com ministro Sérgio Moro no restaurante-escola da instituição

O vice-presidente Administrativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente do Conselho Regional do Senac-DF, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, e o diretor regional do Senac-DF, Eladio Asensi Prado, almoçaram nesta terça-feira (26) com o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Sérgio Moro, no restaurante-escola do Senac, localizado no órgão. O almoço fez parte do Projeto Integrador, para que os alunos da primeira turma do curso gratuito de Garçom do Senac, com imigrantes refugiados, pudessem praticar as competências ensinadas em sala de aula.

Em discurso, o ministro Moro agradeceu ao Senac por permitir essa oportunidade de aprendizado aos estrangeiros. "Parabéns aos senhores e senhoras. O importante aqui é construir a oportunidade. Todos nós precisamos estar sempre nos aprimorando e aprendendo para encontrarmos melhores oportunidades. Por questões das mais diversas, pessoas tiveram problemas em seus países, e o Brasil sempre foi um país acolhedor para refugiados. Nunca deixem de estudar", ressaltou Moro.

O presidente do Conselho Regional do Senac-DF, Luiz Gastão, explicou para o ministro como funciona o espaço. "Aqui fazemos a formação profissional com toda a parte pedagógica, realizando transformações. O conhecimento é o que podemos dar de melhor para o ser humano. Através dele que nós podemos capacitá-los e ser agentes de transformação para que possam perdurar em termos de capacidade produtiva. Essa é a grande missão do Senac. Nós buscamos trabalhar não só com teoria, mas conciliamos a teoria e a prática", afirmou Gastão. Ele reforçou ainda que os alunos devem continuar se capacitando. "Nossos parabéns a vocês. Que tenham sucesso nessa nova fase da vida e continuem buscando no itinerário formativo outros cursos para seguirem em suas carreiras e serem cada vez mais profissionais", motivou.

Formação reconhecida

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, reforçou a necessidade da formação do Senac no ramo da gastronomia. "É uma das melhores que conheço na área. Conseguimos abastecer o mercado, já que Brasília está carente desse tipo de profissional, pois sempre tem solicitação dos restaurantes locais por profissionais da área. Quanto à oportunidade para os imigrantes, o Senac cumpre duas metas importantes: a primeira de capacitar para o mercado e a segunda por acolher essas pessoas que estão precisando de uma nova oportunidade", elogiou. O diretor regional, Eládio Asensi, destacou a importância da capacitação do Senac. "O trabalho do restaurante-escola é fantástico. O Senac transforma a vida das pessoas, e, independentemente da nacionalidade, eles terão a chance de atuar no mercado de trabalho", disse.

Para o segundo vice-presidente da Fecomércio-DF e presidente do Sindicato dos Supermercados do Distrito Federal (Sidsuper-DF), Antônio Tadeu Perón, a oportunidade é ímpar. "Temos aqui pessoas que não optaram por estar no Brasil. É o ápice para eles saírem de sua terra natal e chegar a um país estranho e serem acolhidos por alguém que lhes dá uma nova profissão. É um gesto de grandeza por parte desta instituição. E é uma realização muito satisfatória para quem faz o curso e sai a partir de hoje com perspectivas de novas formações em outros cursos", disse.

A turma de Garçom é composta por 13 alunos, sendo cinco da Venezuela, dois de Camarões, um de Gana e cinco alunos brasileiros. Os estudantes estão sendo capacitados no restaurante-escola da instituição, em parceria com MJSP, por meio do Programa Senac de Gratuidade – projeto que capacita pessoas de baixa renda e teve início no dia 14 de janeiro, com encerramento previsto para 7 de março. O curso tem carga horária de 240 horas e está sendo todo executado dentro do restaurante-escola, que é um espaço pedagógico.

Para a aluna venezuelana Yenni Josefina Torres Caña (42), participar de um evento e do curso foi muito importante. "Esse grupo de alunos é muito trabalhador e empreendedor, e temos aprendido muito. Estamos recebendo todo o conhecimento de como funciona um restaurante, e os professores são muito profissionais. Agradecemos muito ao governo do Brasil pelo apoio e ao Senac pela realização deste curso", emocionou-se Yenni.

O almoço foi restrito a 24 convidados. Além dos citados, também estavam presentes, pelo MJSP, a chefe de gabinete, Flavia Blanco; o chefe de gabinete da Secretaria Executiva, Eduardo Bomfim; o diretor de Departamento de Migrações, André Furquim; o secretário executivo Luiz Pontel de Souza; a secretária nacional da Justiça, Maria Ilda Marsiaj Pinto; a chefe de gabinete da Secretaria Nacional da Justiça, Adriene Domingues Costa; o coordenador-geral do Comitê Nacional para Refugiados, Bernardo Laserté; o coordenador-geral Político Migratório, Flávio Diniz; o coordenador-geral de Imigração Laboral, Luiz Alberto; a coordenadora de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Renata Braz; e a gestora do contrato do MJSP com o Senac, Lorena Ferreira Reis.

Também estiveram presentes a subsecretária da CNC, Claudia Brilhante; a assessora de operações compartilhadas do Departamento Nacional do Senac, Marilene da Conceição Siqueira Delgado; o gerente pedagógico do DN, Fabio Colombini Fiori; além do diretor Administrativo e Financeiro do Senac-DF, Alexandre Chitarelli Torres; o diretor de Educação Profissional do Senac-DF, Gustavo Henrique Escobar Guimarães; a assessora de Empresas Educacionais do Senac-DF, Ana Beatriz Borges de Azevedo; a coordenadora de Apoio Educacional do Senac-DF, Roberta Guimarães Fonseca; o gerente da unidade do Senac-DF em Taguatinga, Ledir Junior de Almeida; e a coordenadora de Gestão Empresarial do Senac-DF, Maria das Graças Borges do Amaral.