FECOMERCIO-PI APONTA 4º MÊS CONSECUTIVO DE CRESCIMENTO DE OTIMISMO NAS EMPRESAS DO COMÉRCIO Featured

26 Março 2019 Written by

comercio funcionamento teresina 750x417

A Pesquisa sobre o índice de Confiança dos Empresários do Comércio de Teresina (ICEC) TEM POR OBJETIVO MEDIR COM PRECISÃO a percepção que os comerciantes têm sobre o nível , atual e futuro, da Propensão a Investir em Curto e Médio Prazo. É uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes e para as Instituições Financeiras. O Levantamento atinge 135 Empresas do Comércio de Bens e Serviços. Foi realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) em parceria com a FECOMERCIO-PI através do Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento –IFPD-PI

O resultado é revelado em pontos. Acima de 100 encontra-se a situação de otimismo e abaixo deste valor diz respeito a pessimismo. O índice 100 é a fronteira entre a avaliação de satisfação e insatisfação dos Empresários, também chamado de índice de indiferença.

O otimismo do ICEC obteve um crescimento de 3,95%, passando de 129 pontos em fevereiro para 134,1 em março de 2019. Em relação a fevereiro do ano passado a variação foi de 2,13%. Esse resultado mostra que os Empresários de Teresina estão no quarto mês consecutivo de aumento de otimismo.

Fecom123

Os Empresários do Comércio foram indagados sobre a Economia, sobre o Setor Comércio e Sobre suas Empresas, no presente e no futuro.

CONDIÇÕES ATUAIS

Os três indicadores que medem as Condições Atuais do ICEC tiveram resultados otimistas, as Condições Atuais da Economia Brasileira foram avaliadas pelos Empresários do Comércio de Teresina com 115,3 pontos; as Condições Atuais do Setor Comércio passou de 107,4 pontos fevereiro para 121,5 em março e as Empresas avaliadas, isoladamente, pelos Empresários do Comércio, também tiveram um salto de 8,20%, passando de 118,3 pontos em fevereiro para 128,0 em março.

EXPECTATIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES.

Os Comerciantes de Teresina relataram que nos próximos 6 meses as expectativas de melhora de otimismo para o ICEC são muito boas. Todos os três fatores que compõem este índice obtiveram otimismo acima de 166 pontos. A economia brasileira foi avaliada em 166,6 pontos e com esperança de 95,2% de melhora; o setor Comércio em 167,7 e a Empresa em 171,4 pontos. Isso mostra que os Empresários estão na esperança que muita coisa vai mudar nesta transição de governos e na reforma da Previdência bem próxima de ser votada no Congresso Nacional.

INVESTIMENTOS

Nos Investimento analisados na Pesquisa constam as Expectativas de Contratações de Empregados que obteve o Índice de Confiança de 134,7 pontos em março, com crescimento de 11,97% relativo ao mesmo mês do ano anterior. Neste cenário 77,2% dos entrevistados têm intenção de aumentar o quadro de funcionários nos próximos meses. A tendência de reduzir o número de empregados ficou em apenas 22,8% dos entrevistados.

O único índice de investimento que ficou abaixo dos 100 pontos, nesta pesquisa foi o que mede a situação dos estoques que atingiu 97,75 pontos. Esse pessimismo foi puxado pelo segmento de bens não duráveis, tipo frutas e verduras, que alcançou apenas 87,8 pontos. Além disso, 17,3% dos estoques deste segmento ficou acima do adequado, índice bastante alto para o tipo de mercadoria (perecíveis )                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                              Também pelo levantamento por grupos de atividades o segmento de bens semi duráveis, tipo vestuário, 17,2% das empresas estão com volume acima do adequado pra o mês de março de 2019, mas este é um caso diferente porque esta mercadoria é uma sobra que poderá ser aproveitada porque não é passível de estragar.