Presidente da CNC participa da Conferência Internacional de Comércio

27 Março 2019 Written by

Crédito: Cámara Argentina de Comercio y Servicios

José Roberto Tadros participou do primeiro painel do evento com representantes do Mercosul

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, foi um dos convidados do primeiro painel da Conferencia Internacional de Comercio (CI19), promovida pela Cámara Argentina de Comercio y Servicios, na manhã desta quinta-feira, 21 de março, em Buenos Aires, capital argentina.

Tadros esteve ao lado de representantes de câmaras de comércio da América do Sul para tratar do novo cenário político-econômico no Mercosul. “É indispensável uma integração entre os mercados da América do Sul. Nós latino-americanos temos que trabalhar juntos por uma integração definitiva”, afirmou Tadros.

Segundo o presidente da CNC, a integração entre os países, necessária para o melhor desenvolvimento da região, tem que partir dos empresários. “Essa integração será efetivada principalmente por nós empresários. Porque, se dependermos só dos governos, ficaremos nesse excesso de burocracia, de normas e regras e preciosismo. Nós unidos seríamos o grande celeiro do mundo”, enfatizou.

Outra necessidade citada pelo presidente é a criação de mais ações práticas que, de fato, contribuam para a melhoria dos negócios entre os países da América do Sul. “Nós precisamos trabalhar mais com a realidade prática e sair do campo da retórica. O mundo de hoje é moderno e prático; logo, temos que ser modernos e práticos. Podemos tomar atitudes concretas e impulsionar os setores agrícolas, comerciais e industriais dos nossos países”, complementou José Roberto Tadros.

Por fim, o presidente da CNC lembrou que a revolução tecnológica no mundo dos negócios ainda não atingiu o comércio de fato, mas é um fator inevitável para o qual os empresários precisam estar preparados. “Temos que investir em tecnologia para mantermos o tripé indispensável da nossa base econômica: indústria, comércio e agricultura. Entendo que o comércio e os serviços são o último estágio onde ainda não aconteceu o avanço tecnológico que tirou empregos, primeiro da agricultura, no campo, depois da indústria, no chão de fábrica. Entretanto, fatalmente seremos atingidos no comércio em breve e aí sim vamos ter dificuldade em alocar mão de obra, podendo aumentar o índice de desemprego. Nós temos a dificuldade de transformar a América do Sul em um laboratório de experimentos econômicos, quando o mundo já descobriu a via para o desenvolvimento: a livre empresa, o capitalismo e a democracia”, finalizou Tadros.

Além do Brasil, participaram os representantes das Câmaras de Comércio e Serviços do Uruguai, Bolívia, Peru, Paraguai, Chile e Argentina. Representando a CNC, também estiveram presentes a secretária-geral da entidade, Simone Guimarães, e o diretor Rubens Medrano.

Após a participação na conferência, José Roberto Tadros esteve ainda na reunião do Conselho de Câmaras de Comércio do Mercosul, cuja próxima reunião deve acontecer no Brasil.

Rubens Medrano, José Roberto Tadros e Simone Guimarães