FECOMERCIO-PI APONTA QUE EM ABRIL O NÍVEL DE CONFIANÇA FOI MAIOR PARA AS EMPRESAS Featured

23 Maio 2019 Written by

Foto: Arquivo Diário dos Campos

oti

A Pesquisa sobre o índice de Confiança dos Empresários do Comércio de Teresina ( ICEC ) TEM POR OBJETIVO MEDIR COM PRECISÃO a percepção que os comerciantes têm sobre o nível , atual e futuro, da propensão a Investir em curto e médio prazo. O levantamento atinge 135 Empresas do Comércio de Bens e Serviços. Foi realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) em parceria com a FECOMERCIO-PI através do Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento –IFPD-PI

O resultado é revelado em pontos. Acima de 100 encontra-se a situação de otimismo e abaixo deste valor diz respeito a pessimismo. O índice 100 é a fronteira entre a avaliação de satisfação e insatisfação dos Empresários, também chamado de índice de indiferença.

Os Empresários de Teresina do ramo do comércio continuam num nível bom de otimismo (133,2 pontos em abril) porém com relação ao mês anterior sofreu um pequeno recuo (0,67%) passando de 134,1% para 133,2% de março para abril. Entretanto, com relação a abril do ano passado a variação foi de 2,46%. Deste modo, a Pesquisa mostra ainda o Índice de Confiança do Empresário do Comércio de Teresina – ICEC de 153,9 pontos em abril.

nonas

Os Empresários do Comércio foram indagados sobre a Economia, sobre o Setor

Comércio e Sobre suas Empresas, no presente e no futuro.

CONDIÇÕES ATUAIS

Os três indicadores que medem as Condições Atuais do ICEC tiveram resultados otimistas, as Condições Atuais da Economia Brasileira foram avaliadas pelos Empresários do Comércio de Teresina com 115,3 pontos; as Condições Atuais do Setor Comércio passou de 121,5 pontos em março para 127,2 em abril e as Empresas avaliadas, isoladamente, pelos Empresários do Comércio, também tiveram um salto de 2,73%, passando de 128,0 em março para 131,5 em abril.

EXPECTATIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES.

Os Comerciantes de Teresina relataram que nos próximos 6 meses as expectativas de melhora de otimismo para o ICEC são muito boas. Todos os três fatores que compõem este índice obtiveram otimismo acima de 165 pontos. A economia brasileira foi avaliada em 165,2 pontos e com esperança de 95,8% de melhora; o setor Comércio 166,1, apresentando o grau de esperança de 95,4% e a Empresa em 167,2 pontos. Isso mostra que os Empresários estão na expectativa que muita coisa vai mudar nesta transição de governos e na reforma da Previdência bem próxima de ser votada no Congresso Nacional.

INVESTIMENTOS

Nos Investimentos analisados na Pesquisa constam as Expectativas de Contratações de Empregados que obteve o Índice de Confiança de 125,5 pontos em abril com uma queda de 6,83% relativo a Pesquisa do mês anterior. Neste cenário deste mês 77,2% dos entrevistados têm intenção de aumentar o quadro de funcionários nos próximos meses. A tendência de reduzir o número de empregados ficou em apenas 29,8% dos entrevistados.

O único índice de investimento que ficou abaixo dos 100 pontos, nesta pesquisa foi o que mede a situação dos estoques que atingiu 96,0 pontos. Esse pessimismo foi puxado pelo segmento de bens não duráveis, tipo frutas e verduras, que alcançou apenas 83,7 pontos. Além disso, 19,4% dos estoques deste segmento ficou acima do adequado, índice bastante alto para o tipo de mercadoria (perecíveis )                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Também pelo levantamento por grupos de atividades o segmento de bens semiduráveis, tipo vestuário, apenas 10,9% das empresas estão com volume de estoque acima do adequado para o mês de abril de 2019, significando que as vendas deste segmento foram boas pela proximidade do dia das mães.