CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MORADORES DOS DOMICÍLIOS Featured

29 Maio 2019 Written by

pnad

O IBGE divulgou nesta quarta-feira, dia 22/05, novos indicadores demográficos do país, quanto ao crescimento da população, sexo, cor ou raça e faixa etária, obtidos através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNAD Contínua. A seguir apresentamos alguns desses indicadores para o Piauí:

1. Quanto ao crescimento geral dapopulação

Analisando-se o crescimento da população de todos os Estados do país, desde que a PNADC começou a ser coletada em 2012, o Piauí foi o Estado que apresentou o menor crescimento do país até 2018, de cerca de 1,6%. Assim, em 2012 a estimativa da população para o Piauí foi de 3.213.000 habitantes, enquanto em 2018 foi de 3.264.000 habitantes. Estados vizinhos como o Maranhão e o Ceará apresentaram crescimento populacional maior, respectivamente de 3,5% e 3,9%. A unidade da federação que apresentou o maior crescimento foi Roraima, com 20,3%, seguido do Amapá, com13,9%.

ibg1

1. Quanto à cor ou raça dapopulação

No Piauí em 2018, no tocante à cor ou raça, a população preta e parda somadas representava 80%, enquanto os brancos representavam 19,8% da população. O Estado do país com o maior percentual de pretos e pardos é o Amapá, com 81,3%, enquanto Santa Catarina é o que apresenta o menor percentual, 19,5%.

Os únicos estados onde a população de cor/raça branca supera a preta e parda somadas são: São Paulo (59,1%), Paraná (65,5%), Santa Catarina (79,9%) e Rio Grande do Sul (78,6%).

ibg2

Ainda considerando-se a cor ou raçada população piauiense, ao compararmos apenas a relação dapopulação “branca” e “preta”temos, respectivamente, 19,8% e 9,1%. No Brasil o menor percentual de população de cor/raça preta está no Estado de Santa Catarina, com 3% da população. Por sua vez, os Estados com os maiores percentuais de pretos na população são a Bahia, com 22,9%, e o Rio de Janeiro, com 13,4%.

ibg3

1. Quanto ao sexo dapopulação

No tocante ao sexo, o maior quantitativo da população no Piauí é de mulheres, com 51,0% da população, enquanto os homens representam 49,0%. Apenas dois estados da federação apresentaram um quantitativo dehomens maior que o de mulheres, Tocantins e Roraima.

ibg4

1. Quantoàproporçãodapopulaçãonafaixaetáriade0a13anosede65anosoumaisdeidade

Em relação à proporção da população quanto à faixa etária, verificou-se que duas unidades da federação possuem população de 65 anos ou mais de idade com bastante proximidade à população de 0 a 13 anos de idade, que são o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. O Piauí aparece nesse retrato com uma população de 65 anos ou mais de idade da ordem de 10,6%, enquanto a população de 0 a 13 anos é de 20,7%. Os estados da região norte do Brasil foram os que apresentaram a maior disparidade entre faixas etárias, denotando uma população mais jovem.

ibg5