POR DIFICULDADE DE CRÉDITO O CONSUMO RECUOU EM JUNHO Featured

14 Junho 2019 Written by

Queda1234

Pesquisa sobre Intenção de Consumo das Famílias de Teresina – ICF, realizada em parceria entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí através do Instituto FECOÉRCIO-PI de Pesquisa e Desenvolvimento e a CNC (Confederação Nacional do Comercio), registrou recuo de 1,5% com relação ao mês passado. A pesquisa é revelada em pontos, cujo índice varia de 0 a 200, sendo 100 a zona de indiferença. As famílias com renda acima de 10 salários mínimos apresentam o índice de 155,3 pontos.

Ao realizar um diagnóstico mais completo sobre as potencialidades do Consumidor com relação as pretensões de ir às compras a pesquisa ICF foi dividida em 7 componentes diretamente ligadas ao comércio varejista: Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Compra a Prazo, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e Momentos para Duráveis. Apenas Compra a Prazo (81,0 pontos) e Momentos para Duráveis (77,4 pontos) apresentaram pessimismo, neste mês.

nonat123

O gráfico acima mostra recuo de 5 componentes com relação a Pesquisa do mês anterior justificado pelas vendas do dia das mães (maio).

Sobre a situação do Emprego Atual. As pessoas que estão empregadas são as que potencialmente tem condições de consumir. Este componente atingiu 120,9 pontos, praticamente a mesma pontuação de maio ( 120,3 pontos) . Contudo, 28,6% dos entrevistados disseram que estão mais seguros nos seus empregos e 23,3% afirmaram que a situação de emprego está igual ao ano passado . Entretanto, 40,3% disseram que estão desempregados.

Perspectiva profissional. As carreiras estão apresentando boas expectativas com relação aos seus empregos. Neste mês de junho o índice Perspectiva Profissional alcançou 112,5 pontos, resultado superior a de   que atingiu 110,2 pontos.  A maior parte das famílias (55,3% ) considera positivo o cenário para os próximos seis meses.

Avaliação da Renda Atual. Para 83,6% dos entrevistados a Renda Atual melhorou ou ficou igual a do ano passado. Desta mesma forma, o otimismo passou de 127,7 pontos em maio para 124,6 em junho, apresentando uma queda de 2,44%.

Compras a Prazo. Com relação ao componente crédito, 48,5% dos entrevistados disseram que o crédito para comprar a prazo está mais difícil do que o ano passado, porque os Bancos ficaram mais seletivos na concessão de empréstimos. Já quando a avaliação é feita levando em conta a classe social do entrevistado, percebe-se que o maior percentual de otimismo em relação ao ano passado está na classe que fatura acima de 10 salários mínimos (145,6 pontos). Para 60,3% desta classe o crédito ficou mais fácil neste mês de junho.

O componente Consumo Atual apresentou um recuo de 3,87%% na comparação com o mês passado, passando de 113,7 pontos em maio para 109,3 em junho. O maior percentual das famílias ( 35,5%) declarou estar com o nível de consumo superior ao do ano passado, enquanto que 38,1% avaliou que o consumo foi o mesmo do ano passado. O índice para quem tem renda superior a 10 salários mínimos ficou em 163,2 pontos.

Bens Duráveis. O índice referente a aquisição de Bens Duráveis tipo Automóveis, TV, geladeira e outros , alcançou apenas 77,4 pontos, portanto abaixo da linha de indiferença. A pesquisa também mostra que 60,8% dos entrevistados relataram ser este um mau momento para se adquirir este tipo de Bens. Entretanto, para as famílias que ganham acima de 10 salários mínimos o índice foi de 135,3 pontos, mostrando, dessa forma , que mesmo sem oferta de crédito os mais abastados não deixam de adquirir Bens Duráveis.