PESQUISA DA FECOMERCIO-PI APONTA TAXA DE JUROS COMO ENTRAVE AS VENDAS Featured

10 Setembro 2019 Written by

juros1234

Em Agosto de 2019 a FECOMERCIO-PI realizou a Pesquisa sobre a INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS (ICF ) DE TERESINA, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. É um indicador antecedente de Consumo, a partir do ponto de vista do Consumidor que mensalmente dão seus depoimentos nesta pesquisa.

Este levantamento é revelada em pontos. Acima de 100 indo até 200 pontos mostra otimismo e abaixo de 100 caracteriza pessimismo.

O ICF de Agosto atingiu 103,3 pontos, representando um avanço de 2% na comparação com a Pesquisa do mês anterior, e comparando com o mesmo mês do ano passado houve uma pequena variação de -1,44%, quando este indicador atingiu o patamar de 104,8 pontos.

ICF – Intenção de Consumo das Famílias de Teresina

icf12345

A Pesquisa é constituída dos seguintes sub índices: Emprego, Renda, Acesso ao Crédito, Nível de Consumo e Compras de Bens Duráveis.

Na Pesquisa ICF de Agosto de 2019 foram detectados dois indicadores que atingiram índices de pessimismo (71,8 pontos para Compras a Prazo) e (66,1 pontos de Momentos para Duráveis ). Foram eles que entravaram as vendas de agosto em Teresina. Ademais, um depende do outro uma vez que, por se tratar de valores maiores, os bens Duráveis dependem de crédito e, na Pesquisa mais da metade ( 51,5%) das famílias disseram que foi mais difícil conseguir crédito para a realização dessas compras. Na realidade os Consumidores estão correndo com medo das altas taxas de juros de mercado. Atualmente os Bancos até preparam algumas armadilhas para o consumidor esquecer de pagar as faturas nas datas de vencimento, dentre as quais não enviar as faturas com antecedência aplicando a culpa nos Correios, mas o que se sabe é que esta Empresa muito dificilmente atrasa nas entregas dos boletos. Sempre alguém esquece e paga um absurdo de juros. Nesta Pesquisa de Agosto com certeza o desempenho das vendas de Bens Duráveis teriam sido melhores se as taxas de juros não fossem tão altas.

A Intenção de adquirir Bens Duráveis sofreu uma variação de -1,49% na passagem de julho para Agosto. Além disso, os Comerciantes que revendem este tipo de produto devem ficar cautelosos no momento de refazer os seus estoques pois 66,3% dos entrevistados declararam que este é um mau momento para adquirir bens duráveis e apenas 32,5% responderam que o momento é bom.

Com relação ao componente Emprego, 30,3% dos entrevistados, avaliaram que estão mais seguros nos seus empregos enquanto que no mês passado este indicador era de 27,7%. Apenas 7,2% disseram que têm medo de que venham ficar sem ele, neste mês de Agosto. Além disso, 23,9% declararam que a situação é a mesma que do ano passado.

Outro indicador importante neste levantamento é a Perspectiva de Melhora Profissional dos trabalhadores que atingiu um otimismo de 120,0 pontos, que ao comparar com o mês anterior obteve um aumento de 2,56%. Do ponto de vista da FECOMERCIO-PI, este índice de crescimento foi causado pela recente votação da Reforma da Previdência onde o Comerciante de Teresina encontra um fio de esperança para melhora das vendas num futuro a curto prazo.

Com relação a Renda Atual, 43,4% dos entrevistados declararam que a Renda Atual está melhor do que a registada no mesmo mês do ano passado. Entretanto, para as famílias que faturam acima de 10 salários mínimos, ou seja 64,2% do total disseram que a renda ficou melhor.

Ao analisar o Nível de Consumo Atual, 35,2% dos Consumidores de Teresina afirmaram nesta Pesquisa que Consumiram mais do que o ano passado neste mesmo período, enquanto que os que consumiram menos na mesma base de comparação somaram apenas 27,3%. Para as famílias com maior poder aquisitivo o nível de consumo atual ficou em 153,7 pontos, enquanto que nas classes com renda de até 10 salários mínimos, o índice deste mês chegou a 103,3 pontos.