Protocolo de livro das empresas será de forma digital

10 Janeiro 2020 Written by
Published in FranChasing®
JUCEPI07 b299e97f71

A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) disponibiliza, a partir desta quarta-feira (8), mais um serviço on-line: os Livros Digitais. Os livros são instrumentos de escrituração das empresas e são autenticados pela Junta Comercial, conforme instrução normativa nº11/2013 do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) do Ministério da Economia.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, explica que o protocolo dos livros será feito no site do Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br). “Assim como ocorre hoje no envio de processos de abertura, alteração e baixa de empresas, o protocolo dos livros será on-line, o que traz benefícios como a rapidez da análise, a comodidade de enviar de qualquer lugar do Piauí ou do Brasil em qualquer horário do dia, a redução de custos com a impressão e encadernação desses documentos”, afirma a gestora.

O livro em papel, por exemplo, pode ter até 1.000 páginas (se passar, deve ser dividido em volumes) e precisa ser encadernado em capa dura.

Para utilizar o serviço, basta acessar a seção “Livros Digitais” no bloco “Outros Serviços da Junta Comercial” site do Piauí Digital. Nesta, estão disponíveis os tipos: diário, razão, ata e outros. Veja a seguir como funciona o protocolo dos livros.

Como funciona o Livro Digital?

A partir do sistema de contabilidade da empresa, é gerado um arquivo digital no formato PDF. Para enviar o livro, o usuário deve acessar o site www.piauidigital.pi.gov.br, seção “Livros Digitais” e escolha um tipo: diário, razão, ata e outros. O documento deve ser enviado no site, assinado digitalmente pelo contador e pelo representante da empresa com certificado digital pessoa física A1 ou A3.

Recebido o pagamento do serviço, a Junta Comercial analisará o Livro Digital. A análise poderá gerar três situações:

• Autenticação do livro;

• Indeferimento;

• Sob exigência.

Para verificar o andamento dos trabalhos, utilize a funcionalidade “Livros Digitais – Acompanhar”.

Qual o procedimento para substituir o Livro Digital (em exigência)?

O livro em exigência deverá ser substituído. Assim, o procedimento é gerar um arquivo digital novo (livro com o mesmo número e ano do que será substituído). Realizada essa etapa, protocole na Jucepi o arquivo para ser analisado novamente.