Jucepi completa 128 anos de contribuição para o desenvolvimento do Piauí Featured

19 Junho 2020 Written by

alzenir

Alzeni Porto presidente da Junta Comercial do Piaui

Neste domingo (21), a Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) completa 128 anos de fundação aliando tradição e modernidade. O órgão foi instituído pela Lei nº10 de 21 de junho de 1892 para o registro do comércio, o assentamento dos usos e práticas mercantis, tendo suas funções ampliadas para habilitar, nomear e fiscalizar tradutores públicos, leiloeiros e demais agentes auxiliares do comércio.

A presidente Alzenir Porto destaca que o órgão está entre as duas melhores juntas comerciais do país, de acordo com o ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Outro destaque é para o tempo de abertura de empresas que ficou em 1 dia e 18 horas em maio, de acordo com o ranking nacional elaborado pela Receita Federal.

“Nos últimos anos empreendemos uma revolução na Junta Comercial. Trabalhamos com diversos parceiros para digitalizar os serviços, assim como os documentos físicos do arquivo, integramos os órgãos estaduais e prefeituras municipais dentro de um único sistema, que é o Piauí Digital. Com isso, o empreendedor tem acesso aos serviços de registro e licenciamento empresarial pela internet de qualquer lugar do Piauí ou do mundo, a qualquer hora do dia ou dia da semana”, explica a gestora.

Sede da Jucepi em Teresina

Sede da Junta Comercial em Teresina

O sistema on-line Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br) permite a abertura, alteração e extinção da empresa exclusivamente pela internet. No caso de abertura de empresas, o procedimento pode ser realizado automaticamente pela ferramenta de registro automático. Pelo sistema, é possível também solicitar certidões, arquivamentos de interesse da empresa, registro de balanço, livros contábeis, verificação de autenticidade de documentos, dentre outros serviços sem sair de casa.

No âmbito interno, a Junta Comercial utiliza o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para gestão de documentos e processos administrativos. “Desde a implantação do SEI os documentos como memorandos e processos administrativos tramitam também de forma digital entre as unidades da Jucepi e demais órgãos do Governo do Piauí que utilizam a mesma plataforma com agilidade e economicidade”, afirma Alzenir Porto.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a Junta Comercial iniciou a implantação do regime de teletrabalho, que garantiu a continuidade dos serviços sem a necessidade de expediente presencial. O atendimento quanto às dúvidas, orientações e suporte está sendo realizado exclusivamente por meio do canal on-line Jucepi Responde disponível no site www.jucepi.pi.gov.br.

Se do século XIX para o XXI, não houve grandes alterações nas funções da Junta Comercial, nesse tempo, o órgão não ficou obsoleto e nem perdeu sua importância.

Hoje, a Jucepi funciona em ambiente digital por meio de sistemas e práticas modernas de gestão de processos, oferecendo agilidade e disponibilidade dos serviços aos empreendedores, contribuindo para o desenvolvimento econômico do Piauí.

Rua Clodoaldo Freitas, 1131, Centro, Teresina, PI
Cep: