CNC realiza pesquisa entre os empresários para apresentar programa de retomada da economia Featured

10 Julho 2020 Written by

drva 2

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) está realizando um levantamento com os empresários do país para orientar as propostas do Programa de Retomada da Economia do Comércio Brasileiro, que a entidade apresentará ao governo federal. O programa prevê propostas no âmbito trabalhista, tributário e jurídico.

O objetivo da pesquisa é identificar as expectativas dos empresários quanto à gradual retomada da economia do país. De acordo com o presidente da Fecomércio Piauí, Valdeci Cavalcante (foto acima), o resultado vai servir para embasar as ações que a Confederação Nacional do Comércio (CNC) apresentará como novas medidas para o setor terciário, a fim de mitigar os impactos da pandemia do Covid-19.

drva 1

O levantamento avalia os aspectos que mais impactam negativamente no desenvolvimento das empresas, como tributos, as atividades, folha de pessoal e empréstimos.

Também avalia o impacto de medidas como parcelamento da rescisão do contrato de trabalho, prorrogação das medidas que autorizam a redução da jornada e dos salários e a suspensão temporária do contrato de trabalho, correção dos débitos trabalhistas para aplicação da TR e recontratação do trabalhador dispensado sem carência e com diferente remuneração. Avalia, ainda, a flexibilização da legislação trabalhista para manutenção dos empregos e empresas

A CNC quer saber a opinião dos empresários em relação às ações importantes que devem ser implementadas para retomada da economia como a postergação de tributos, linhas de créditos facilitadas (com juros subsidiados), programa de incentivo tecnológico para as atividades empresariais, com investimentos do Estado, parcelamento judicial de dívidas trabalhistas e Programa de Recuperação Fiscal (Refis).