QUEDA NO VOLUME DE VENDAS OCASIONA REDUÇÃO HISTÓRICA NAS RECEITAS DOS COMERCIANTES DO PIAUÍ Featured

13 Julho 2020 Written by

quadrononato02

VAREJO RESTRITO

O Comercio Varejista piauiense, no mês de maio de 2020, de acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comercio (PMC) divulgada pelo IBGE, apresentou uma variação de – 20,0% no volume de vendas, com relação ao mesmo mês do ano passado. Já no acumulado do ano houve um recuo de 8,2 % e nos últimos 12 meses, a variação foi de -6,6%, na mesma base de comparação. Vale lembrar que neste índice que o IBGE chama de restrito não estão incluídas as vendas de veículos e peças, bem como materiais de construção. Seguindo o gráfico abaixo nota-se que as vendas estavam atravessando fortes sinais de recuperação até que surge a Pandemia do Covid19 atingindo levemente o mês de abril com uma queda de 22,8% nas vendas.

quadrononato01

Fonte: IBGE

Elaboração: Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento

O Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí e primeiro vice presidente da CNC Valdeci Cavalcante, que representa cem mil Empresas do Comércio e Serviços, bem como mais de 230 mil empregos com carteira assinada no Estado do Piauí lamenta esta queda histórica nas vendas. E vai além, os Empresários do Comércio que sempre tiveram como inimigos do Comércio os altos impostos e a Pirataria, agora contam com uma classe de novos inimigos que são os governantes, aqueles que não estão permitindo a reabertura do Comércio neste período de quarentena que já vai para mais de 100 dias.

VAREJO AMPLIADO

Outro indicador importante publicado na mesma data pelo IBGE é o Índice do Volume de Vendas no Comércio Varejista Ampliado que é constituído pelo Índice do Varejo Restrito somado com as Vendas de Automóveis e peças e Material de Construção. Nesta mesma condição, no mês de maio de 2020, na comparação com o mesmo mês do ano passado, o índice sofreu uma variação de -31,0%, mostrando que as vendas de automóveis e material de construção, sem sombra de dúvidas, puxaram o varejo do Piauí para esta alta taxa negativa. É bem verdade que os empresários que negociam com veículos estão vendendo muito menos em virtude da redução das rendas das famílias neste período de Pandemia do novo coronavirus.

INDICES DE RECEITAS NOMINAIS

O Índice que mede a Receita Nominal de Vendas no Varejo Restrito, neste mês, mostrou um recuo de 16,6% frente às Receitas no mesmo mês do ano anterior. No mês de abril também houve uma queda nas Receitas em 19,4%

Já o Índice de Receita Nominal do Varejo Ampliado registrou taxa de -31,6%. O resultado mostra que além do recuo das vendas em mercadorias também houve redução nas Receitas. A FECOMERCIO-PI vê uma situação preocupante porque os Bancos não estão abrindo os Empréstimos principalmente aos micro e pequenos Empresários.

SERVIÇOS

O IBGE mede também o Volume de Serviços e neste mês de Maio este índice ficou em -29,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A Pesquisa do Volume de Serviços abrange os Serviços às Famílias, Serviços de Informação e Comunicação, Serviços Profissionais, Transportes e Outros.

A maior retração foi de 76,1% nos Serviços de Transporte Aéreo, seguido de 61,5% nas Vendas do Volume dos Serviços às Famílias, com destaque aos Serviços de Alojamento e Alimentação. Os Serviços de Transporte Terrestre obteve uma redução um pouco mais branda (-24,4% ) devido aos moradores das beiras de estrada que ajudaram os motoristas com as quentinhas porque os restaurantes estavam todos fechados por ordem dos Governos Estaduais e Prefeitos na ocasião da Pandemia do Coronavirus.

Menor queda nas Vendas dos Serviços no mês de Maio foi registrado no Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com o recuo de 5,1% nas vendas destes Serviços, principalmente nos Serviços de teletrabalho, indispensável no tempo de pandemia.

Read 103 times Last modified on Segunda, 13 Julho 2020 22:57