Em tempos de pandemia, teresinenses veem perdendo segurança no emprego Featured

06 Agosto 2020 Written by

desefeco

Por Nonato Paz - Assessor Econômico da Fecomércio

Em julho de 2020 foi realizada mais uma pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Teresina. É realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí (FECOMERCIO-PI) em parceria com a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo. Ela é revelada em pontos numa escala que vai de zero a 200, sendo considerado otimista quando atingem pontos acima de 100 e abaixo deste valor aponta pessimismo.

A Pesquisa (ICF) é formada por 7 variáveis, e foram elas que direcionaram o rumo do consumo das famílias de Teresina, no mês de julho de 2020. No levantamento apenas o indicador Renda Atual atingiu otimismo na Pesquisa com 106,9 pontos, os outros indicadores contribuíram para o pessimismo do ICF: Emprego Atual (96,4 pontos), Perspectiva Profissional (93,0 pontos), Compra a Prazo (77,8 pontos), Nível de Consumo Atual (80,1 pontos) perspectiva do Nível de Consumo (98,3 pontos) e Momentos para Duráveis (41,1pontos).

O ICF DE JULHO DE 2020 foi de 84,8 pontos, que comparado com o mesmo mês do ano passado obteve um recuo de 16,29% e com relação ao mês anterior sofreu uma variação de -5,15%. O grupo que fatura acima de 10 salários mínimos, atingiu 117,7 pontos.

A Pandemia tem deixado o teresinense menos seguro nos seus empregos assim como poucas perspectivas para o futuro a longo prazo. Esse indicador além de se encontrar em situação de pessimismo com 96,4 pontos, 20,5% dos entrevistados declararam menos seguros em seus Empregos, enquanto os entrevistados que disseram estar mais seguros não passam de 16,9%. Vale ressaltar que estes percentuais jamais foram alcançados desde quando foram iniciados estes levantamentos (ano de 2010). Nunca se viu o morador de Teresina tão desanimado pelo lado de Emprego. Veja gráfico.

nonatodesemprega

Fonte: IBGE

Elaboração: Instituto FECOMERCIO de Pesquisa e Desenvolvimento

Ao comparar com a situação de um ano atrás, 31,3% dos entrevistados disseram que a Renda Atual está melhor e o otimismo atingiu 106,8 pontos.

Quanto o Acesso ao Crédito, o Índice de Confiança ficou em 77,8 pontos, porém 41,8% avaliaram que o crédito ficou mais difícil, na comparação com o mesmo mês do ano passado, enquanto apenas 19,7% disseram que está mais fácil.

Sobre o Nível de Consumo Atual, 49,1%, ou seja, um pouco menos da metade dos entrevistados avaliaram que as famílias teresinenses estão comprando menos neste mês, enquanto 21,8% disseram estar comprando a mesma coisa do ano passado.

A Pesquisa revelou também que 20,5% dos Consumidores de Teresina disseram que julho é um bom momento para se adquirir bens de Consumo Duráveis tipo geladeira, freezer, automóveis, TV e outros, porém 79,3% disseram ser um mau momento. Ao atingir somente 41,1 pontos na escala de 0 a 200, o teresinense não está otimista com relação a aquisição de Bens Duráveis.

Read 106 times Last modified on Quinta, 06 Agosto 2020 12:10