FECOMERCIO APONTA QUE O CONSUMO AUMENTA PARA FAMÍLIAS COM MAIOR PODER AQUISITIVO Featured

28 Novembro 2020 Written by

podermaior

Em novembro de 2020 a FECOMERCIO-PI realizou a Pesquisa sobre a INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS (ICF) DE TERESINA, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. É um indicador antecedente de Consumo, a partir do ponto de vista do Consumidor.

Este levantamento é revelado em pontos. Acima de 100 indo até 200 pontos mostra otimismo e abaixo de 100 caracteriza pessimismo. O ICF de Novembro atingiu 98,6 pontos, representando um aumento 3,46% na comparação com o mês anterior, e comparando com o mesmo mês do ano passado houve um recuo de 9,87%, quando este indicador atingiu o patamar de 109,4 pontos. Para as Famílias que faturam mensalmente acima de 10 salários mínimos o otimismo atingiu 127,1 pontos.

icfvariações28.11.20

A Pesquisa é constituída de fatores que contribuem para o consumo das famílias: Emprego, Renda, Acesso ao Crédito, Nível de Consumo e Compras de Bens Duráveis.

Emprego e Renda

Com relação ao componente Emprego, 25,6% dos entrevistados sustentaram que estão mais seguros nos seus empregos enquanto que no mês passado este indicador era de 22,9%. Apenas 12,3% disseram que têm medo de que venham ficar sem ele, neste mês de novembro. Além disso, 30,3% declararam que a situação é a mesma que do ano passado.

Outro indicador importante neste levantamento é a Perspectiva de Melhora Profissional dos trabalhadores, que atingiu otimismo de 112,1 pontos, que comparado com o mês anterior obteve um aumento de 10,11%. Do ponto de vista da FECOMERCIO-PI , este índice avançou por causa das promessas de sair as vacinas contra o corona vírus. Além disso, 41,9% dos entrevistados, não acreditam em nenhuma melhora profissional prevista para os próximos 6 meses.

Com relação a Renda Atual, 34,1% dos entrevistados declararam que a Renda Atual está melhor do que a registada no mesmo mês do ano passado. Além disso, 44,1% da fatia dos entrevistados que faturam acima de 10 salários mínimos disseram que a renda ficou pior.

Compras a Prazo

O Índice de Confiança referente a Acesso ao Crédito no mês de Novembro para as famílias da Capital do Piauí ficou em 84,4 pontos e se comparado ao mês anterior houve variação de 2,3%.

Como a avaliação deste componente é realizada levando em consideração a classe social do entrevistado, percebe-se que o maior percentual de otimismo está no grupo que fatura acima de 10 salários mínimos ( 125,0 pontos ). Tudo isto porque os produtos que mais necessitam de crédito são os de maior valor tipo automóveis, fogão, geladeira e outros.

Nível de Consumo Atual

O Nível de Consumo Atual revela que 31,9% das famílias teresinenses estão propensas a Consumir mais do que o mesmo período do ano passado enquanto que 40,9% já indica um cenário diferente ,pois avaliaram nesta pesquisa que o Consumo foi menor, neste mês. Para as famílias com maior poder aquisitivo o nível de consumo atual ficou em 120,6 pontos, enquanto que nas classes com renda de menos de 10 salários mínimos, o índice deste mês chegou a 89,0 pontos, portanto, na zona de pessimismo. Já a Perspectiva de Consumo para os próximos 6 meses é de otimismo, atingindo 108,7 pontos, apesar do futuro ser incerto por causa da pandemia

Momento para Duráveis

A Intenção de se adquirir Bens Duráveis tipo geladeira, freezer, TV, fogão, automóveis e outros sofreu uma variação de 1,18% na passagem de outubro para Novembro. Em outubro o índice era de 59,2 pontos e em novembro passou para 59,9. Os Comerciantes que revendem estes tipos de produtos devem ficar mais cautelosos no momento de refazer os seus estoques pois 69,8% dos entrevistados declararam que este é um mau momento para aquisição de bens duráveis e apenas 29,7% responderam que o momento é bom.

O Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí, Valdeci Cavalcante afirma que é a dificuldade de Crédito e o aumento das taxas de juros bancários os principais motivos do fraco desempenho das vendas deste setor, uma vez que são produtos de maior valor que mais precisam de recorrer a Bancos.

Read 189 times Last modified on Quarta, 02 Dezembro 2020 11:58

Rua Clodoaldo Freitas, 1131, Centro, Teresina, PI