Seduc e FGV buscam parceria com Sesc para alfabetizar piauienses Featured

24 Fevereiro 2021 Written by

parseduc 4

Reunidos hoje (24), na Sala do Conselho Regional do Sesc, o diretor Regional, Campelo Filho, o presidente da Fundação Getúlio Vargas, Henrique Paim, o secretário de Educação do Estado (Seduc), Ellen Gera e o superintendente da Seduc, José Barros, discutiram a realização do Programa de Educação de Jovens e Adultos no Piauí.

O governo do Estado vai realizar, com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas, o programa de EJA para alfabetizar 200 mil pessoas, nos 224 municípios piauienses. Para isso realizará convênios com instituições que promovem a alfabetização de jovens e adultos, que não tiveram oportunidade de estudar no tempo devido. O objetivo é reduzir drasticamente os índices de analfabetismo, ainda significativos no Piauí.

O programa deve iniciar as primeiras turmas em maio deste ano. Os alunos atendidos pelo projeto de EJA receberão bolsas de estudos. O secretário de Educação do Estado, Ellen Gera, disse que a visita ao Sesc é com a expectativa de encontrar um ambiente aberto ao programa. “Saímos entusiasmados com as ações que o Sesc realiza na área de EJA, mostrando que é possível alfabetizar a população. Vamos fortalecer essa política e com certeza essa parceria será uma parceria de sucesso”, pontua.

O presidente da Fundação Getúlio Vargas, Henrique Paim, enfatizou ter excelente impressão das ações do Sesc na área de EJA. “Eu particularmente já conheço o trabalho do Sesc Nacional que é excepcional e aqui, regionalmente, é um trabalho com muita consistência e acredito que essa parceria com o governo do Estado será importante”, acentua Paim.

O diretor Regional do Sesc no Piauí, Francisco Campelo Filho, que também é professor universitário, revela que a expectativa do Sesc é positiva em relação ao programa. “A gente vê a preocupação do governo do Estado em querer alfabetizar cerca de 200 mil pessoas. Juntando as ações do Sesc e a expertise da Fundação Getúlio Vargas, na área de gestão, o projeto é plenamente factível”, reforça Campelo Filho.

O Sesc tem uma Rede de Educação de Jovens e Adultos em todo país, através do projeto Sesc Ler. No Piauí, o projeto funciona desde 2003 em cidades estratégicas do Estado. São cinco centros educacionais de oferecem educação integral e gratuita.

Também participaram da reunião a diretora Administrativa, Financeira e Operações, Lara Costa e a diretora de Programas Sociais, Ana Lúcia Rocha, o superintendente de Educação Profissional e EJA da Seduc, José Barros, a diretora de EJA, Conceição Andrade, além de assessores técnicos da FGV, José Freitas e Marli Iris.

Sobre o programa de EJA

O Governo do Estado vai implantar um dos maiores e mais ousados programas de combate ao analfabetismo no Piauí, com a meta de atender 200 mil pessoas. O programa oferecerá bolsa de estudos para cada aluno de EJA atendido pelo programa.

O programa funcionará em ciclos de turmas, iniciando a partir de maio deste ano.

Ciclos do programa de EJA

Maio/ 2021 - 1º ciclo de turmas - 3 mil turmas

Agosto/2021 – 2º ciclo de turmas – 3 mil turmas

Janeiro/2022 – 3º ciclo de turmas – 3 mil turmas

Janeiro/ 2023 – 4º ciclo de turmas – 3 mil turmas

Sobre projeto Sesc Ler

O Sesc tem expertise na Educação de Jovens e Adultos, com a realização do projeto Sesc Ler, implantado em todo o país em 1999. No Piauí o projeto atua em cidades estratégicas como Guaribas, Acauã, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Piripiri, oferecendo educação integral para jovens adultos e crianças (educação infantil).

As ações de educação de jovens e adultos realizadas pelo Sesc no Piauí tiveram reconhecimento nacional e internacional. Em 2010 o projeto recebeu o maior Prêmio da área de EJA, concedido pelo Ministério da Educação – a Medalha Paulo Freire, com o projeto Historiando Guaribas. Em 2016, o Sesc Ler Piauí recebeu Mensão Honrosa no Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida – Confitea Brasil +6, com projeto realizado no Sesc Ler Acauã, extremo Sul do Piauí.

Rua Clodoaldo Freitas, 1131, Centro, Teresina, PI
Cep: