Senac

Origem e evolução

O SENAC no Piauí foi instalado em Teresina em dependências da Associação Comercial Piauiense, em 1º de agosto de 1947,como Delegacia Estadual da Administração Nacional.

Em 17 de novembro de 1954, foi instalado o Departamento Regional do SENAC no Piauí.

Nos primeiros anos a Delegacia do SENAC não mantinha cursos próprios e sim o ensino em colaboração e convênios que consistiam: o primeiro na concessão de bolsas de estudo para o Curso Técnico de Contabilidade; e o segundo em financiamento, mediante convênio com escolas, de cursos a nível de preparatórios para exames de admissão ao ginásio, na capital e outras cidades.

Posteriormente vieram os cursos próprios, iniciando por Datilografia e Escritório Modelo, até então em salas da Associação Comercial, cedidas gratuitamente para esse fim; seguida de cursos de Aprendizagem, Comercial Básico e Ginásio Comercial, já em sede alugada em conjunto com o SESC.

O SENAC é uma Instituição de educação profissional, voltada para a área de comércio de bens, serviços e turismo aberta a toda a sociedade. Além de cursos profissionalizantes, o SENAC desenvolve programas sobre qualidade de vida, direitos do trabalhador, ecologia, etc. No rádio, o Programa Espaço Senac Qualidade de Vida é transmitido semanalmente em rede formada por mais de 500 emissoras. Na TV, a Instituição desenvolve programações educativas-culturais que são veiculadas na STV e em outras TVs educativas e Comunitárias em todo o Brasil.

O SENAC planeja globalmente e atua localmente, possuindo uma administração nacional e administrações regionais autônomas, totalizando aproximadamente 600 escolas em todo o Brasil. No Piauí dispomos de quatro Centros de Formação Profissional - Teresina, Parnaíba, São Raimundo Nonato e Floriano.

Os cursos oferecidos são nas áreas de Gestão, Comércio, Turismo e Hospitalidade, Conservação e zeladoria, Imagem Pessoal, Informática, Comunicação, Design, Artes, Tecnologia Educacional, Idiomas, Educação Ambiental e Saúde.

O SENAC é bastante procurado por empresas para encaminhamento de ex-alunos a emprego. Esta procura deve-se à boa formação profissional recebida pelo aluno, atendendo ao projeto pedagógico da instituição que qualifica o profissional conforme o perfil exigido pelo mercado de trabalho.

Estrutura

Senac é administrado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), representante máxima do empresariado do comércio. Estão filiados à CNC 45 Federações e a esta, cerca de 800 sindicatos, incluindo atacadistas, varejistas, agentes autônomos, despachantes aduaneiros, armazéns gerais, turismo, hotéis, hospitais e outras atividades.

Administração dos Recursos

O Senac é administrado de forma transparente. A legislação que deu origem a instituição estabelece que ela seja mantida mediante a contribuição compulsória do comércio de 1% para o Senac, calculada sobre a folha de pagamento das empresas.

Produção

O Senac leva a educação profissional a todas as partes do País, estando presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. São cerca de 500 unidades de ensino espalhadas por todo o território nacional, além de 68 unidades móveis rodoviárias e fluvial, que integram o Programa SenacMóvel. As ações do Senac atingem, anualmente, mais de 2.000 municípios em todo o Brasil.

A função social e a valorização do trabalhador

O Senac já existe há mais de 60 anos. Nesse mais de meio século de existência, preparou mais de 45 milhões de pessoas para o mercado de trabalho. Número tão expressivo que, por si só, justifica plenamente a existência da entidade.

www.pi.senac.br 

Endereço

Endereço:
Av. Campos Sales, 1111, Centro/Norte, Teresina, PI  
Tel:
(086) 3222-5634
Website:
www.fecomercio-pi.org.br
Email:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Quem Somos

O Sistema Fecomercio do Estado do Piauí é a força do Comercio de Bens, dos Serviços e do Turismo nas lutas pelo desenvolvimento do setor terciário e, conseqüentemente, do Estado.

JoomShaper